COMO TER IDEIAS DO QUE POSTAR NAS REDES SOCIAIS
Um dos grandes motivos para parar de postar nas redes sociais é por falta de conteúdo, não ter ideia do que publicar e devido a essa falta de “criatividade”, postam só produtos ou não postam nada, deixando as contas morrerem sozinhas. Isso também faz com que as empresas não tenham resultados satisfatórios.
Nesse post irei falar algumas estratégias adotadas aqui na agência para buscar ideias e não sofrer dessa falta de “criatividade”.
Use o Instagram como o seu aliado. Tudo que as pessoas postam, seja um post de família, com o namorado ou um produto novo, sempre é acompanhado de um monte de hashtag, e na maioria dos casos essa hashtag representa o que ela posto.
Pensamos em um exemplo de um sacolão, pesquise a hashtag maça, e procure algo que te dê ideia do que postar. Em um teste rápido, ví um post sobre alimentos que reduzem a celulite, o que seria bem bacana você criar um post caso o seu público seja maior parte mulheres.
CONCORRENTES
Essa é clássica e sempre funciona, dê uma espiada no que os seus concorrentes andam fazendo. Não precisa ser concorrente da mesma cidade, pode ser de outro Estado ou Cidade, mas não copie, use a ideia dele e melhore.
OUÇA OS SEUS CLIENTES
Uma rápida conversa com os seus clientes, pode resultar em uma grande pesquisa. Pergunte a ele, quais as dúvidas que ele tem sobre os seus produtos, porque ele compra de você e porque ele compra o produto que você vende, ele busca quais resultados? Pode ter certeza que com isso você terá ideia do que postar e com uma grande assertividade.
Além de fazer pesquisa diretamente com os clientes, fique atento aos comentários deles nas suas redes sociais, muitas vezes irá te ajudar a ter ideia de um novo post.
FÓRUNS
Conhece o Yahoo Respostas? Concordo que lá tem muitas bizarrices, mas tem também muitas dúvidas reais. O forte dos fóruns são os produtos, pegue o nome dos seus produtos e faça uma pesquisa nesses fóruns, você irá encontrar várias dúvidas de clientes, o que pode resultar em postagens de qualidade. Você pode fazer o mesmo no mercado livre.
CALENDÁRIO
Utilize os calendários para fazer postagens que gere um vínculo emocional com os seus clientes. O Google Calendar pode tornar um grande aliado seu.
UNIVERSO DA SUA LOJA
Dê uma olhadinha geral na sua empresa e comece a pensar no que é interessante dentro do universo que você trabalha. Exemplo: Cabeleireiro. Não é interessante todos os dias você falar o preço do corte de um cabelo, no terceiro dia as pessoas já cansaram da sua página. Poste algo interessante, como: Tendências, antes e depois dos cortes de cabelo, dicas de como cuidar, produtos interessantes, enfim, analise todo o universo a qual você está inserido.
Para concluir, ideias não faltam caso você siga esses passos. Lembre-se o maior resultado de uma rede social é criar um vínculo emocional com os seus clientes, e você só irá conseguir isso a longo prazo, por isso tenha uma constância nas suas postagens.
Artigo escrito por Alexandre Montello
Tags: Criação de Conteúdo, Facebook, Instagram, Marketing Digital